Pare consumir e comece a produzir conteúdo


Nunca tivemos acesso a tanta informação. E provavelmente essa frase não vai ficar desatualizada nem nos próximos 10 anos. A cada dia que passa, há mais e mais conteúdos sendo produzidos. Todos produzem conteúdos, de marcas a pessoas comuns. Todo esse material está literalmente ao alcance das nossas mãos.
Nosso cérebro não está acostumado a isso. Mesmo tendo aquele artigo pra escrever, aquela música para aprender ou aquele projeto para desenvolver, nossa mente é facilmente seduzida pelo prazer da gratificação instantânea. Olha o meme! Leia esse artigo! Esse vídeo é sensacional! Uma notificação no WhatsApp!
Quando nos damos conta, horas se passaram, nosso cérebro está cansado e nós não avançamos nenhum passo naquilo que queríamos fazer. Assim passam-se os dias, os meses e os anos. Como uma droga, a gratificação instantânea desse consumo intelectual desenfreado não reflete na nossa satisfação de longo prazo.
Que tal então mudar a chave, deixando de ser consumidor para ser produtor de conteúdo?
Diminuindo o consumo
Para começar a produzir, você deve ter tempo e energia mental. Você pode encontrar essa energia diminuindo a quantidade de conteúdo. Isso não é nenhum segredo. Mas como fazê-lo? Não há segredo aqui. É necessário se policiar e ser disciplinado. Não é fácil, mas há algumas dicas para facilitar o processo.
Diminuindo a tentação
Nossos celulares facilitam muito o acesso a poços sem fundo de conteúdo. Às vezes precisamos dar uma extravasada, porém a facilidade faz com que recorremos a esses recursos o tempo todo.
Deletar os aplicativos de redes sociais do celular, por exemplo, já dificulta o processo. Mesmo que você possa acessar esses conteúdos pelo browser do celular, só o fato da dificuldade aumentar já será suficiente para diminuir a frequência que você os acessa.
Diminua a distração
Não caia na tentação do sou multitarefa. É muito fácil se distrair quando você deveria estar criando alguma coisa. Muitas vezes o processo é tão lento e exige mentalmente de você que é fácil procurar (e achar) uma distração para fugir de fazer a tarefa.
Por isso, nos momentos que estiver dedicado a criar, limpe o ambiente de distrações.  Coloque o celular no modo avião ou no silencioso, feche as abas do navegador, pare de checar seu e-mail e suas redes sociais. Deixe toda sua energia para a criatividade.
Aumentando a produção

Proporção criação/consumo 2:1
Ainda precisamos consumir conteúdo para termos material para produzir. O segredo está em encontrar a dosagem perfeita entre um e outro. Uma boa proporção para nos guiar é a proporção 2:1. Ou seja, a cada uma hora consumindo conteúdo, você passa 2 horas produzindo.
Leis de Newton: Comece
As leis de física de Newton descrevem também o processo criativo. Um objeto parado tende a ficar em repouso. Um objeto em movimento tende a ficar em movimento.
Nessa hora, somos muito tentados esperar o momento certo, todos os planetas alinharem e a inspiração aparecer com todo vapor. Mas desse jeito, pouca coisa vai acontecer.
Escreva a primeira frase. Comece a fazer seu projeto. Não importa que a princípio não será exatamente como você imaginou. Não busque a perfeição, mas o aprimoramento constante. Você poderá retrabalhar seu material posteriormente.
Papel e caneta
Uma boa maneira de evitar as distrações e estímulos do mundo digital é criar com papel e caneta. Dessa maneira, você consegue criar um rascunho daquilo que quer e somente faz um processo de refinamento no computador.
Além do foco, os próprios processos que escrever/desenhar à mão requerem estimulam nosso cérebro.
Agende seu horário para produção
Criar deve ser um compromisso como qualquer outro. Você pode agendar um horário e deve ser fiel a essa tarefa. Nesse momento, você consegue se planejar melhor para, dentro daquele tempo reservado, criar o espaço ideal para soltar sua criatividade.


Nenhum comentário