CULTURA - Comidas típicas de Cuiabá, "Prazer em conhecer e saborear"

"O sabor DIGORESTE"


Pouca gente sabe, mas no século XIX, Cuiabá passava por apertos financeiros que causavam a baixa na média populacional da cidade. No entanto, desde o início do século XX, a capital mato-grossense apresentou um forte crescimento populacional chegando acima da média nacional, com isso, as melhorias ocorreram até chegar aos dias atuais. A cidade é conhecida como a Capital Verde, mostrando que há inúmeras opções de lazer, como os Museus De História e Pedras Ramis Bucair. Sendo assim: a culinária de Cuiabá não fica pra traz com tanto crescimento, tendo um cardápio requintado e saboroso.
Nessa  matéria Comidas Típicas, estamos na região do centro-oeste, especificamente Cuiabá, para degustar os atrativos gastronômicos que a cidade tem a nos oferecer.
Tentamos ser  precisos na escolha do cardápio a ser representado. As três comidas que de sentir o cheiro lembra a cultura mato-grossense são: O Arroz com Pequi, a Farofa com Banana e o Pintado (peixe).


Arroz com Pequi 

arroz com pequi tipicamente da região mato-grossense e goiana, faz o maior sucesso entre os conterrâneos e claro que na capital Cuiabá, não é diferente. Nos bares, restaurantes e lares, o Arroz com Pequi é servido, sem data marcada, sem dia específico, o que manda é a vontade de comer a iguaria.

Como fazer?

Pegue um Pequi e misture com o arroz. Basicamente é isso. A fruta que é nativa do Brasil, marca o paladar por ter um sabor único e que mais agrada do que desagrada. O prato surgiu nos arredores do Pantanal, por isso explica o sucesso dele na região.

O que é importante saber?

Arroz com Pequi é a prova que a gastronomia do centro-oeste tem muitas singularidades com a do sudeste, basicamente o que se come na região, se come em São Paulo, guardada as devidas proporções.


Farofa de Banana

Corte 4 bananas em rodelas, junte elas com 200g de mandioca e coloque na panela duas colheres de sopa de margarina, o resto é com você, mas a essência da Farofa com Banana são esses três ingredientes que consequentemente faz você gostar ainda mais de Cuiabá.

Como Surgiu?

Não tem uma data específica do surgimento do prato, que hoje representa a cultura cuiabana, porém, desde sempre o costume de comer a Farofa com Banana foi frequente, além de ser uma iguaria regional, faz muito sucesso no Pantanal.

O que é importante saber?

Se quiser experimentar a Farofa com Banana de raiz, perto do Museu do Rio, fica o Regionalismo, um restaurante que já se entrega pelo nome. Além de oferecer comidas regionais, o preparo da Farofa com Banana é uma delicia que só. 

Pintado à parmegiana. 

Seja o Pintado que escolher: à parmegiana, na mão ou grelhado com manteiga e urucum, todos são saborosos da mesma forma. Pintado, um dos peixes que fazem mais sucesso nos locais da cidade. A meninada adora.

Como surgiu?

Pintado, um peixe totalmente tradicional na cultura cuiabana, onde pode ser encontrado nas bocas de canais dos rios e córregos. O peixe prefere rios onde o fundo é arenoso.
O bom do peixe que ele pode ser pescado durante muitos dias do ano, quase o ano inteiro, exceto nos dias com mais frio. 

O que é importante saber?

Cuiabá é uma cidade onde existe o hábito de se comer peixe, há na gastronomia local uma variação impressionante do alimento. De segunda a segunda, sempre há opção no cardápio dos restaurantes da cidade. Quer levar uma lembrança inesquecível de Cuiabá? Passe em um restaurante ou peixaria e peça "Uma Mujica de Pintado ou uma Ventrecha de Pacú", duvido que vc se esquecerá da Cidade Verde e do aroma que um dia te ofertou.

Assim são nossas  Comidas Típicas com pratos bem brasileiros.
Cuiabá convive com o que é símbolo no Brasil, a natureza virgem.
Conhecer Cuiabá deveria estar nos planos de qualquer brasileiro que queira ter o contato com a natureza e também com um povo hospitaleiro e gentil.





Nenhum comentário